quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A química do vidro

O vidro é, na minha opinião e de mais uns milhões de pessoas, um dos mais belos materiais descoberto pelo homem.
A Química e a Física, consideram que o vidro pode ser definido como uma substância inorgânica, homogénea e amorfa, que é obtido através da fusão e resfriamento de uma massa à base de sílica.
O vidro é um dos mais fascinantes materiais que o homem pode trabalhar, por todo o mundo e em particular em Portugal, na Região Demarcada do Vidro da Marinha Grande. Todos os dias, a partir deste material, são criadas as mais lindas obras de arte.
O vidro permite uma infinidade de utilizações: pode ser modelado, soprado, moldado, cortado, colado. Com ele consegue criar-se uma quantidade enorme de objectos, que fazem parte do nosso dia a dia. Não consigo imaginar o que seria a nossa vida sem o vidro.
Mas, afinal, que material é este? Como se consegue a sua transparência e as suas cores?
Com este trabalho pretendo também mostrar a composição química, a partir da qual se obtém este material, descoberto acidentalmente há mais de 5000 anos.
O vidro é composto no essencial por três componentes fundamentais:
- A Sílica, introduzida na composição sob forma de areia, entre 60% a 70%, é o corpo do vidro e a parte vitrificante.
- A Soda, sob a forma de Carbonato Sódio numa percentagem de 15%, funciona como fundente, baixando o ponto de fusão da areia.
- O Óxido de Cálcio, sob a forma de Calcário, aproximadamente 10%, funciona como o estabilizante do vidro.
Estes são os componentes fundamentais, depois seguem-se outros óxidos que têm por missão melhorar as propriedades físicas do vidro e dar as colorações ao mesmo.
Os mais utilizados são: óxido de cobalto, selénio, cobre vermelho, carbonato de bário, carbonato de potássio, trioxido de antimónio, bórax anidro. No vidro que se pretenda ter uma cor opaca, é fundamental usar criolite (cerca de 25%).
Durante muitos séculos, as fórmulas para se conseguir vidros coloridos foram um dos segredos mais bem guardados, por quem tinha por tarefa fazer as composições químicas do vidro. Nos dias de hoje, com a evolução da química e com o potencial de experiências que se podem realizar, já não há grandes segredos a nível de composições químicas quer para conseguir vidros coloridos, quer para ou vidros transparentes, de qualidade.
As fórmulas químicas, que apresento em seguida, servem para fazer vidros coloridos. São uma pequena amostra das colorações que se conseguem fazer no vidro. Todas elas já foram feitas no Crisform.

Sem comentários: