quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto introdutório

Toda a minha vida tem sido feita de desafios, muitos conseguidos, outros nem por isso. No seu conjunto, considero que o saldo é muitíssimo positivo. Foi com esse espírito que entrei em todo este processo.
Aquilo que me propunha alcançar quando me inscrevi no processo de RVCC de 12º ano, teve o seu início em Setembro de 2006, quando iniciei o processo de RVCC para 9º ano. Esse foi, para mim, o ponto fulcral ou, poderei dizer, o mais importante de todo este percurso. Todo o trabalho desenvolvido para esse projecto foi realizado com muita dificuldade, mas o facto de ter conseguido concluí-lo com sucesso, motivou-me e serviu de estímulo para me aventurar neste outro projecto, que considero ainda mais ambicioso que o primeiro. Será sempre importante para mim, jamais irei esquecer todo o acompanhamento feito na altura pelos formadores que estiveram comigo, a sua dedicação, empenhamento e querer. Foi determinante, tanto para o meu trabalho, como para o de todos aqueles que, como eu, tiveram a coragem de se lançar nesta grande aventura.
Perante isto posso dizer que, aquilo a que me propunha agora, era tão somente terminar o processo de RVCC, a nível Secundário. Pode parecer imodéstia da minha parte, mas o meu sentimento será de que a parte mais difícil, foi a anterior.
Voltar a escrever textos em português, voltar à matemática, voltar a ver questões de cidadania, voltar a ler livros, entrar no mundo dos computadores, realmente o que me custou mais foi começar. Também estava a necessitar de provar a mim mesmo que, entrar nos cinquenta anos, não era o fim do mundo, antes pelo contrário, podia ser o princípio de uma nova era.

Com uma vida inteira a trabalhar na indústria vidreira, fazer um trabalho em que o tema fosse o vidro, era, no mínimo, um grande desafio. Mostrar as suas origens, o quanto é linda esta arte de trabalhar, mas também mostrar as dificuldades, as lutas dos operários vidreiros, as consequências sociais das inúmeras crises que, ao longo dos 260 anos em que se faz vidro Marinha Grande, têm atingido esta indústria.
Toda a organização do meu dossier, bem como os trabalhos desenvolvidos, foram feitos com base, primeiro, na minha própria experiência pessoal; em segundo, com muita leitura e pesquisa na Internet. Que maravilhosa é esta ferramenta de trabalho!

Espero que os leitores deste trabalho sintam o mesmo prazer a lê-lo, do que eu senti ao realizá-lo.

1 comentário:

Jateamento Artistico disse...

Parabens pela historia de vida, eu aprendi mais um pouco sobre a vida e vidros, eu sou Felipe, tenho 30 anos, trabalho com jato de areia em vidros para empresa vidreiras, na minha casa mesmo, sonho em conhecer Portugal e principalmente esta regiao que é marcada pela historia de vidro de Portuga,mais uma vez parabens.... umabraço grande